segunda-feira, 7 de maio de 2012

Lançamento: Processo Ritual e Tradição em Portugal a partir da Cultura da Zona de Riba Côa, Volume I





«O Professor Vermelho do Corral tem uma experiência praticamente ímpar na realização de trabalhos de campo na vasta área das Ciências Antropológicas e Etnológicas, mas também da Sociologia Jurídica e Política. Tornou-se, assim, um perito não só na área da observação directa, por vezes de carácter participante, como ainda em pequenas regiões, e, sobretudo, com base em técnicas de amostragem em áreas de maiores dimensões, como grandes concelhos urbanos, ilhas e distritos.

A presente obra é, portanto, o fruto de dezenas de anos de investigação de alguém que dentro do âmbito do espírito do ensino ministrado no actual ISCSP por Jorge Dias e António de Almeida se insere fundamentalmente na metodologia adoptada por Carlos Estermann sem esquecer a influência do estudo detalhado da obra de José Leite de Vasconcelos. É, assim, um estudo que merece ser consultado e meditado por diversos grupos».

Esta «é uma obra que deve figurar nas diferentes bibliotecas e museus locais. Como modelo de investigação e como descrição de um passado em risco de se perder, parece que também seria útil a sua presença em bibliotecas de escolas secundárias situadas noutros concelhos do País. Até mesmo no Brasil e noutras áreas em que a cultura portuguesa contactou com diferentes culturas, este é um livro digno de leitura e meditação».
«Prefácio» do Professor João Pereira Neto, Secretário-Geral Perpétuo da Sociedade de Geografia de Lisboa.

A Apenas Livros orgulha-se de apresentar o primeiro volume desta fundamental obra de investigação, cuja necessidade de publicação nos pareceu do maior interesse. Tanto mais que, o Professor Vermelho do Corral já nos presenteara com essa pequena obra-prima intitulada Quinta-Feira da Ascensão, Quinta-Feira da Espiga. Festa do Leite.

O lançamento terá lugar no dia 23 de Maio, pelas 17:30, na Sociedade de Geografia de Lisboa (Rua das Portas de Santo Antão, 100 1150-269 Lisboa). Até lá, fiquem com o índice.

I VOLUME


PLANO GERAL

Dedicatória
Abreviaturas
Prefácio
Introdução
Direito Costumeiro
Ritos


PARTE I (Da Concepção à Morte)

Concepção
Virgindade
Desfloramento
Lisorco
Mola
Bichos
Gravidez
Esterilidade
Aborto
Parto
Nascimento
Amamentação
Ama de leite
Desmame
Orelhas
Primeiro corte de cabelo
Primeiro corte das unhas
Dentes
Andar
Fala
Medida
Circuncisão
Baptismo
Puberdade
Masturbação
Extrema-unção
Morte

Sem comentários:

Enviar um comentário