quarta-feira, 9 de março de 2016

«As Modas Femininas do Século XVIII em Portugal», de Júlio Dantas



Publicado em 2004, este é 10.º livro da colecção Ora e Outrora. Escrito por Júlio Dantas, este ensaio aborda, com acutilância, a moda adoptada pelas portuguesas do século XVIII. Dos cabelos às toilettes, tudo foi desnudado por Dantas.


Eis alguns excertos:

«Durante quarenta anos, o modelo foi classicamente o mesmo: a «frança» imobilizou-se no mesmo tipo, vestiu-se do mesmo modo, gesticulou do mesmo modo, pensou do mesmo modo. Era uma espécie de boneca armada sobre arames, à francesa, com uns imensos «paniers» a que chamavam em Portugal «bambolins», tão monstruosos que não cabiam pelas portas senão de esguelha (…)»

«Daí, cuidados excessivos nas descidas dos coches, dos florões, dos estufins, a criada grave logo a aconchegar o guarda-pé da menina, a puxar-lhe a saia, a ajustá-la ao estribo, não fosse alguém ver-lhe a ponta sequer do pé pequenino (…)»

Dirigida por Fernanda Frazão, a Colecção «Ora e Outrora» foi uma das primeiras colecções da Apenas Livros. Tem a finalidade de dar a conhecer textos de autores portuguesas injustamente esquecidos e outros que não se inserissem em colecções específicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário